quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Como foi o meu dia hoje no Rio em guerra:

Acordei tarde pois estou de férias relativas (só de um trabalho) e só teria que trabalhar das 14,30 às 16,00 horas no centro do Rio e havia planejado na semana passada que depois iria para o cinema. Eu não imaginava que seria um dia de guerra na cidade. Logo soube pela tv que tanques de guerra estavam invadindo o Complexo da Penha, os mesmos tanques que são usados no Iraque. Mesmo assim decidi não ser refém do medo e mantive a agenda: fui para o trabalho e para o cinema.
A cidade estava muito mais vazia, o trânsito fluia superbem e as notícias no rádio do carro eram péssimas. Vários hospitais haviam esvaziados as emergencias para receber feridos de possiveis combates, dezenas de carros incendiados, escolas sem aulas, etc...
No meu trabalho os pacientes psiquiatricos estavam oferecendo conforto, colo e remédios para seus cuidadores que vivem em áreas conflagradas e tinham deixado filhos em casa e por isso estavam com os nervos à flor da pele. O meu trabalho hoje foi muito mais de escuta e acolhimento dessa angustia dos cuidadores do que as dos pacientes, que nessas horas são muito solidários e amigos!
Depois do trabalho, que foi rápido e ainda era bem cedo, resolvi ir ao cinema ver "José e Pilar".
Quando sai do cinema às 19,00 horas, os seguranças já estavam fechando as portas. Avisaram que a última sessão seria a das 19,00 horas. Muita gente foi liberada do trabalho mais cedo nas empresas privadas. Vi pouca policia nas ruas no Rio. Só em Niterói  é que havia um policiamento ostensivo. Acho que no Rio eles estão em locais mais estratégicos.
Meu irmão que está num barco no rio Nilo, viu imagens do Rio na CNN e me mandou um torpedo perguntando o que está havendo, eu mandei uma mensagem não muito assustadora porque não quero estragar um dos momentos mais felizes da vida dele.
Agora acabei de receber um torpedo do jornal O Globo avisando que devido a grave situação de segurança publica na cidade o meu jornal provavelmente nao será entregue amanhã.
Acho que a situação vai se complicar ainda mais caso os tanques invadam o Complexo do Alemão! É um lugar muito mais estratégico e cortado pela Linha Amarela. Muito mais populoso também. Deus nos ajude!
Ah, sim, o filme é muito bom! Imagens e momentos muito marcantes do casal. Em breve farei um post só sobre isso.
Apesar de ser um dos dias mais tensos e tristes do ano e provavelmente amanhã será pior, apesar disso tudo o Rio sobreviverá e continuará lindo! E o carioca continuará SENDO! Rio I LOVE YOU!

Um comentário:

Vovô Chico disse...

Oremos.