segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semana da Luta Anti-Manicomial!

SOBRE O LOUCURA SUBURBANA


Nascido no Instituto Municipal Nise da Silveira, antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana saiu às ruas em 2001, revitalizando o carnaval de rua do Engenho de Dentro, levando pacientes, familiares e funcionários da rede pública de saúde mental da cidade do Rio de Janeiro, além dos moradores do bairro. Foi crescendo e se consolidando como manifestação cultural integradora, saindo todos os anos na 5a feira antes do carnaval e se afirmando na luta contra o estigma da doença mental e no resgate da cidadania.
Em seu trabalho de inclusão social foi aprovado como Ponto de Cultura desde 2010 e oferece oficinas permanentes de percussão, adereços e fantasias, de cavaquinho e composição musical - atividades livres, gratuitas e que integram pacientes de diversos serviços de saúde mental da cidade e moradores do Engenho de Dentro e adjacências.
No dia 11 de junho de 2011 o Instituto Nise da Silveira fará 100 anos e o Bloco completou 10 em fevereiro. Para celebrar estas importantes datas, o enredo do samba falou de 100 anos de história e loucura, do cotidiano que se foi transformando, dos personagens importantes que marcaram a história da psiquiatria brasileira e que passaram pela instituição como Nise da Silveira, dos 10 anos de folia que vem mudando o olhar dos moradores em relação à loucura.
E neste ano o Bloco já contou com uma bateria própria, resultado do trabalho da Oficina de Percussão.
A realização de rodas de samba mensais em praça pública faz parte da programação das Quintas Musicais, um trabalho de resgate da tradição de samba do Engenho de Dentro.

Nenhum comentário: