domingo, 4 de setembro de 2011

Maravilhoso, imperdível e emocionante como o homenageado! O musical TIM MAIA - VALE TUDO vale a pena ver umas 10 vezes seguidas!!!!



'Tim Maia: Vale Tudo, o musical' é, um espetáculo surpreendente, pois alia o extremo profissionalismo e expertise técnica das grandes produções musicais recentes ao desejo mais atrevido de experimentar em torno da tensão produzida entre o original narrativo que serve de base à peça, a biografia escrita por Nelson Motta, intitulada “Vale Tudo: o Som e a Fúria de Tim Maia”, e os padrões tradicionais do gênero dramático, que são, em geral, subvertidos pela adaptação cênica, resultado do ótimo trabalho conjunto de Nelson Motta e João Fonseca. Não se pode negar que o ponto de partida, a figura exorbitante e imoderada de Tim Maia, coloca-se, por si só, como uma fonte quase inesgotável de criação, a ser explorada a partir de uma ampla variedade de recursos. Contudo, justamente por ter sido personalidade tão singular, esse excepcional cantor e compositor acabaria por converter-se num desafio aos que buscam interpretá-lo. Tal desafio, no entanto, é superado com louvor pelo fantástico trabalho interpretativo de Thiago Abravanel, que consegue realizar a tarefa quase impossível de encarnar o personagem sem basear sua performance na semelhança física ou na simples imitação exterior, recriando-o a partir do entendimento profundo de sua solidão. Aliás, todo o elenco do espetáculo apresenta desempenho extraordinário, com destaque para Reiner Tenente (que faz os papeis de Roberto Carlos e do próprio autor da peça, Nelson Motta) e Isabela Bicalho.

Fiéis à opção estética do encenador de trabalhar com uma teatralidade explícita, que se assume como representação, os figurinos preocupam-se em traduzir uma época sem procurar imitá-la, usando, muitas vezes, cores vivas, numa referência ao próprio universo criativo de Tim Maia. Cenários também seguem essa linha, utilizando de maneira proveitosa adereços e elementos alegóricos com função narrativa. A cortina que desvenda a cena, feita para reproduzir antigos discos Long Play em vinil, é um achado de grande beleza e insere o espectador com eficácia no espaço em que a ação se desenrola.

'Tim Maia: Vale Tudo, o musical'é um espetáculo emocionante e de alto poder de comunicação com a plateia, que se entrega com prazer ao resgate de um estilo musical e de uma personalidade notáveis.





Nenhum comentário: