domingo, 25 de dezembro de 2011

As previsões de Heinlein por Cora Ronai.

Em 1949, Robert Heinlein, um dos papas da ficção científica no século passado, elaborou uma lista de previsões para o Ano 2000. Essa lista, que acabou sendo publicada em 1952 pela revista Galaxy, foi naturalmente muito comentada no ano 2000 e, na quarta-feira passada, foi relembrada pelo ótimo blog listsofnote.com. Como todas as compilações do gênero, tem algumas previsões totalmente furadas; mas, ao contrário das listas mais triviais, tem acertos surpreendentes também. É uma ótima leitura de fim-de-ano.

1. As viagens interplanetárias estarão esperando na porta de casa. Será só pagar e levar.

2. A contracepção e o controle de doenças estão mudando de tal forma as relações entre os sexos que toda a nossa estrutura social e econômica será afetada.

3. O fato militar mais relevante do século é que não há como repelir um ataque vindo do espaço sideral.

4. É absolutamente impossível que os Estados Unidos comecem uma “guerra preventiva”. Lutaremos quando atacados, ou diretamente, ou num território que prometemos defender.

5. Em quinze anos, a carência de moradias será resolvida com a descoberta de novas tecnologias que tornarão as casas atualmente existentes tão ultrapassadas quanto privadas em casinhas.

6. Gradativamente, todos nós ficaremos mais famintos.

7. O culto às esquisitices na arte vai desaparecer. A chamada “arte moderna” só será discutida por psiquiatras.

8. Freud será classificado como um pioneiro intuitivo e pré-científico, e a psicanálise será substituída por uma “psicologia operacional” crescente e mutante, baseada em medidas e previsões.



9. O câncer, o resfriado e as cáries terão sido conquistados; o novo problema revolucionário da pesquisa médica será a “regeneração”, ou seja, possibilitar que uma pessoa desenvolva uma nova perna, digamos, em vez de lhe dar uma perna artificial.

10. Ao fim do século, a humanidade terá explorado este sistema solar, e a primeira nave destinada a chegar à próxima estrela estará em construção.

11. Seu telefone pessoal será suficientemente pequeno para ser carregado na bolsa. Seu telefone doméstico gravará mensagens, responderá a perguntas simples e transmitirá imagens.



12. Vida inteligente será descoberta em Marte.

13. Mil milhas por hora a um centavo por milha será coisa comum; pequenas distâncias serão cobertas por metrôs a vácuo em velocidades extremas.

14. Um dos grandes objetivos da física aplicada será controlar a gravidade.

15. Não chegaremos a um “Estado Mundial” num futuro previsível. Ainda assim, o comunismo desaparecerá do planeta.

16. A mobilidade crescente tornará impossível saber, com precisão, em que estado vivem as pessoas. Por volta de 1990, uma emenda constitucional abolirá as fronteiras estaduais.

17. Todas as aeronaves serão controladas por uma gigantesca rede de radares, comandada em bases continentais por um “cérebro eletrônico”.

18. Peixe e levedura serão nossas principais fontes de proteínas. Carne será um luxo; carneiros desaparecerão.



19. A humanidade não se autodestruirá, nem acabará com a “Civilização”.

Aqui estão algumas coisas que não teremos tão cedo, se é que teremos:

– Viagens no tempo.

– Viagens mais rápidas do que a velocidade da luz.

– Transmissão de matéria por ondas de rádio.

– Robôs humanóides com reações humanóides.

– Criação de vida em laboratório.

– Real compreensão do que é o pensamento, e de como ele se relaciona com a matéria.

– Provas científicas de vida pessoal após a morte.

– O fim permanente da guerra.



(O Globo, Economia, 24.12.2011)



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: