sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Edifício Kavanagh, em Buenos Aires é uma jóia da arquitetura mas também uma historia daquelas de vingança, vingança, vingança!!!

Era uma vez uma moça muito, muito rica, filha de Corina! Eles tinham dinheiro, mas não tinham tradiçao. Eram novos-ricos, emergentes. Essa moça amava um rapaz também muito rico, aristocrata, cuja familia havia construido uma imensa igreja numa das praças mais lindas de Buenos Aires, do lado oposto à mansão onde moravam, para servir de túmulo ostentatório dos parentes mortos. Da mansão eles podiam olha dia e noite a espetacular igreja-tumulo e orgulhar-se cada vez mais do poder e da riqueza aristocratica que possuiam!
A família do rapaz proibiu o romance entre a filha de Corina Kavanagh e o herdeiro aristocrata, e por pura vingança, Corina comprou o terreno em frente a igreja e construiu o edificio mais espetacular das américas depois do Empire State: o Edificio Kavanagh! Com isso a visão da igreja ficou para sempre obstruida (veja foto abaixo). Foi a vingança perfeita: fálica, eterna, inesquecível! E sobretudo RICA, muito RICA!!! ha ha ha ah aha ha ah aha ah ha ah ah aha ha


Desde sua inauguração em 1936, o Edifício Kavanagh é considerado um ícone da modernidade de Buenos Aires e apogeu do orgulho cosmopolita da arquitetura argentina. Sua história é no mínimo peculiar e são muitos os detalhes em sua construção e arquitetura que fazem deste edifício único. Porém, se uma pessoa não conhece esses detalhes, este edifício passa a ser apenas mais um entre os tantos que existem em Buenos Aires. Estiloso, mas apenas mais um.



Sua história começa na crise econômica mundial de 1929. Alguns argentinos do ramo agropecuário, donos de fortunas, resolveram investir grandes somas de dinheiro em imóveis, o que lhes permitiria gerar um ingresso financeiro a largo prazo e durante a época de vacas magras. Conta a lenda que a senhora Corina Kavanagh, de origem irlandesa, pertencente a uma família rica mas não tão destacada na sociedade argentina, construiu o edifício para vingar um romance não aprovado entre uma de suas filhas e um jovem da família Anchorena, um dos sobrenomes mais ilustres da Argentina. Explico:

A senhora Kavanagh conseguiu comprar um terreno triangular de 2.400m², irregular e pendente, localizado na esquina das ruas San Martín e Florida. Este terreno ficava justo em frente à Basílica do Santíssimo Sacramento, a qual havia sido construída pelos Anchorena em 1920 para ser utilizada como sepulcro familiar, e podia ser vista desde sua residência, o Palacio Anchorena (hoje Palacio San Martín). Após a briga entre as famílias, aliada à crise e ao novo ramo de investimento, a senhora Kavanagh encomendou o edifício mais alto da América Latina para os arquitetos Gregorio Sánchez, Ernesto Lagos e Luis De la Torre, que foram enviados a Nova York para observarem alguns famosos arranha-céus como o Empire State, Chrysler e o complexo Rockefeller Center. O edifício de apartamentos que foi construído escondeu completamente a fachada da igreja e, depois disso, só pode ser vista de frente da rua Corina Kavanagh, que também pertence ao edifício.




Não se sabe se essa história é verdadeira ou não, mas a senhora Kavanagh conseguiu bancar uma construção com mais de 650 pedreiros trabalhando simultaneamente e com uma enorme quantidade de materiais nunca utilizados na Argentina . A construção levou 14 meses para ser concluída, um récorde para a época. Por anos foi o edíficio mais alto da América Latina, com 120m de altura distribuidos em 33 andares e uma área total de 25.800m². Seus 105 apartamentos, além de terem um alto padrão de conforto, são todos distintos; o menor deles tem 140m², e o maior, que ocupa todo o piso 14, possui 700m². Este grande apartamento foi habitado por Corina Kavanagh, e dele se pode ter uma visão de 360° da cidade de Buenos Aires.














Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: