sábado, 25 de fevereiro de 2012

Arte e/é experimentação: "Eu me atiro em caras no bar" texto de Mariana Pontiere (blog Minas de Ouro)

Este é um post que fala um pouco sobre solidão, constrangimento e a dificuldade cada vez maior de estabelecer conexões com as pessoas – mas com muito bom humor!
Difícil? Pois é exatamente isso o que faz a artista plástica Lilly McElroy, em seu trabalho e mais especificamente na série (genial) de fotos “I Throw Myself at Men”.


Para realizar as fotos – que consumiram dois anos de trabalho e um bocado de idas a diferentes bares – Lilly marcou encontros pela internet com diversos homens em múltiplos estados dos EUA ( ela é do Arizona). Quando eles chegavam, eram recebidos com um singelo abraço em voo livre!

A ideia da artista é incentivar a discussão sobre encontros; sobre a relação estabelecida entre duas pessoas que não se conhecem e de repente se veem frente a frente numa situação que ela faz questão de tornar constrangedora. Mas também surpreendente.


Esta é uma ideia mais ou menso comum à arte contemporânea, sendo amplamente destrinchada nas teorias de arte relacional. Mas o que me encantou no trabalho de McElroy foi o despachamento e o bom humor da artista, que aproveita o trocadilho para criar situações em que é impossível não rir de si mesma e do contexto. E junto, claro, colocar em cheque questões culturais como o fato de mulher ainda não ser vista com bons olhos se vai ao bar sozinha, se puxa conversa com um cara, enfim, se toma iniciativas (não só no bar, como a gente sabe).

Além, de o tempo todo, a performer se colocar em cheque, numa situação de conflito/confiança.
Sério, gente, dá uma olhada na cara de pânico desse sujeito aí de cima. APOSTO que ele não pegou e que ela se estatelou no chão. Acho que deveria ter uma outra exposição só com as fotos dos tombos. Ia ser demais!
Pra terminar, deixo a minha foto preferida:


Olha a empolgação do figura! Esse pegou e não largou! Fofo, maior ursão!
Fala a verdade, não ficou com vontade de apertar alguém?
Então, se joga!


Nenhum comentário: