sábado, 18 de fevereiro de 2012

Leitura do sabado de carnaval! Ótima pedida!




O Livro de um jornalista alemão, Ho-ba-la-lá – À procura de João Gilberto é um presente para os fãs do cantor, que já conhecem todas as suas histórias, uma introdução inteligente ao personagem e seu significado cultural e uma aula de jornalismo literário. O autor, Marc Fischer, morreu ano passado, aos 40 anos, sem ver o livro lançado. Com dois romances e reportagens publicadas em revistas e jornais de seu país, ele se suicidou sem deixar razões. O livro sobre João Gilberto, em um capítulo, chega a falar do suicídio imotivado de um estrangeiro no Rio de Janeiro.


O livro de Marc Fischer tem muitas boas sacadas literárias, alguns mistérios e enigmas (uma noite o autor recebe um telefonema e do outro lado da linha escuta alguém cantando Ho-ba-la-lá) que ele costura com graça. Mas há também o excelente trabalho jornalístico, com informações sempre seguras sobre o Brasil, seja no campo da política, da arte ou do comportamento.


Escrevendo para alemães, Marc Fischer não cai nunca em exotismos e generalizações. Independentemente do método escolhido (reportagem-confessional-detetivesca-afetiva), seu livro é uma biografia de alto nível e um ótimo estudo sobre o significado da bossa nova para a cultura pop da segunda metade do século passado. E tão bom de ler como um samba na voz de João.






- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: