domingo, 1 de julho de 2012

Gil 7.0 mestre do futuro!!




"Gilberto Gil é, há anos, um ícone da cultura hi-tech. Entendeu a internet no seu significado mais profundo antes de qualquer outro personagem da MPB, abraçou o Creative Commons, distribuiu músicas em fitas do Senhor do Bonfim e, como ministro da cultura, fez o que pode para ampliar os horizontes do mundo digital no país; foi também o primeiro artista brasileiro a transmitir um show pelo YouTube, e o primeiro a ter um canal só seu no YouTube Brasil. Muito normal, portanto, que, como parte das comemorações dos seus setenta anos, ele desse mais um passo na banda larga do universo virtual: no domingo passado, no Festival Natura Musical, em Belo Horizonte, ele fez um dueto consigo mesmo. De um lado, o Gil real, de carne e osso; do outro, um Gil holográfico, tocando o acordeão que o pai lhe deu há 50 anos.
O efeito foi obtido graças a uma superposição de imagens. Primeiro, Gil gravou, em estúdio, o seu personagem virtual. Cantou, tocou e interagiu com os elementos cênicos do ambiente virtual. Na hora do show, o material gravado foi reproduzido com projetores de alta potência sobre uma tela translúcida instalada no palco. No fundo da tela, num outro plano, um cenário devidamente iluminado. A superimposição do Gil virtual com o cenário real criou a ilusão de tridimensionalidade vista pelo público, que delirou com a viagem.
Há no YouTube um vídeo dessa apresentação. Ele não transmite a dimensão exata do que foi o dueto dos dois Gilbertos, mas dá uma boa idéia do que foi o momento — e é, como não podia deixar de ser, ótima música. Está em youtu.be/ipp-o2JiZaA, mas pode ser alcançado também com a busca “Gil + holografia”.
Parabéns, Gil, querido mestre! Que venham outros setenta anos, ainda mais ricos e antenados."

Texto de Cora Ronai.

Nenhum comentário: