sábado, 25 de agosto de 2012

Miojo




Amado pelos famintos de última hora, o macarrãozinho instantâneo criado nos tempos da guerra ganhou o status que merece no rol da alta gastronomia. O livro “Meu Miojo – Receitas e Histórias” será lançado oficialmente amanhã, 25 de agosto, dia em que se comemora o aniversário de 54 anos do lámen mais famoso do mundo (a renda obtida será revertida para a ONG Banco de Alimentos). Os chefs participantes são incríveis, dá uma olhada nos 14 nomes que criaram receitas usando Miojo como ingrediente principal: Carla Pernambuco (Carlota), Emmanuel Bassoleil (Skye), Erick Jacquin (La Brasserie), Morena Leite (Capim Santo), Edinho Engel (Amado), Flávia Mariotto (Mercearia do Conde), Joca Pontes (Ponte Nova), Mônica Rangel (Gosto com Gosto), Renato Carioni (Così), Carlos Ribeiro (Na Cozinha), Pier Paolo Picchi (TrattoriaPicchi), Luiza Hoffmann, (Figo Gastronomia), Tatiana Szeles e Felippe Sica.
E pra você não ficar só na curiosidade do que eles inventaram, aqui vai uma receitinha deliciosa, fácil, baratinha e não menos sofisticada:




Salada “Crocante” de Miojo Cru ao Toque Oriental – Emmanuel Bassoleil
Ingredientes:
Para o Molho ‘’Oriental’’
1 xícara (chá) de suco de laranja
3/4 de xícara (chá) de shoyu
2 colheres (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de suco de limão
20ml de pimenta galo
Para a Salada de Miojo
3 pacotes de miojo
1 xícara (chá) de cenoura cortada em palitos finos
1 xícara (chá) de pepino japonês cortado em palitos finos
1 xícara (chá) de nabo cortado em palitos finos
16 unidades de tomate cereja
80g de soja fresca
1 colher (sopa) de gergelim branco torrado
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Molho Oriental
Junte os ingredientes em uma vasilha e misture com um batedor de mão (fouet).
Salada de Miojo
Quebre o miojo em pedaços, acrescente os legumes, os tomates cerejas, a soja fresca e o gergelim branco torrado. Tempere com o óleo de gergelim, sal e pimenta-do-reino. Sirva em tacinhas ou “xícara”, com o molho “oriental” em porções separadas.
Rendimento: quatro porções


- Posted using BlogPress from my iPad

Um comentário:

J. disse...

não vivo sem miojo !!! É ele que me salva naquele dia apressado ou que a dispensa tá quase vazia e preciso improvisar! hahaha adoro !!!!!
* que minha Mãe não saiba. kkk !