quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vc sabe o que é " Síndrome de Paris"? Ela só ataca japoneses!!!!




PARIS – A cada ano, cerca de uma dúzia de turistas japoneses precisa de tratamento psicológico depois de visitar Paris. Deparar-se com anfitriões rudes e ruas bagunçadas choca os turistas nipônicos e frustra suas expectativas, informou um jornal local.

"Um terço dos pacientes se recupera imediatamente, outro terço sofre recaídas e o restante tem psicoses", disse Yousef Mahmoudia, psicólogo do hospital Hotel-Dieu, próximo à catedral de Notre Dame, ao "Journal du Dimanche".

Só neste ano, a embaixada do Japão em Paris teve de repatriar pelo menos quatro turistas –incluindo duas mulheres que acreditavam que seu quarto de hotel estava sendo monitorado e que eram vítimas de uma conspiração.

Casos anteriores incluem um homem que estava convencido de ser o "Rei Sol" francês, Luís XIV, e uma mulher que acreditava estar sendo atacada por microondas, informou o funcionário da embaixada japonesa Yoshikatsu Aoyagi, segundo o jornal francês.

"Turistas frágeis podem perder seu bom senso. Quando a idéia que têm do país se encontra com a realidade que eles encontram lá, isso pode causar uma crise", disse ao jornal o psicólogo Herve Benhamou.

O fenômeno, que o jornal chama de "Síndrome de Paris", foi descrito pela primeira vez no jornal de psiquiatria "Nervure", em 2004.

Bernard Delage, da associação "Jeunes Japon", que ajuda famílias japonesas que moram na França, afirmou: "Nas lojas japonesas, o cliente é o rei, enquanto aqui os atendentes mal olham para eles... As pessoas nos transportes públicos sempre estão carrancudas, e batedores de carteira só fazem aumentar o sentimento desagradável".

A japonesa Aimi tentou dar uma explicação sobre a frustração dos turistas: "para nós, Paris é uma cidade dos sonhos. Todos os franceses são bonitos e elegantes... E então, quando os japoneses chegam, percebem que o caráter dos franceses é completamente oposto ao seu próprio", disse Aimi ao jornal.


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: