sábado, 13 de outubro de 2012

Opera Garnier: Mitos e Realidade!




Entre as lendas e mitos parisienses, alguns se relacionam com a Ópera Garnier.

O fato de a Garnier ser a décima terceira ópera construída em Paris ajudou nas superstições de fatos acontecidos nos séculos passados. Um acidente mortal ocorrido em 1896 soltou ainda mais as imaginações. Neste ano, no dia 20 de maio, o contrapeso do enorme lustre da sala da Ópera se quebrou durante um espetáculo atingindo a pessoa que se encontrava na poltrona numero 13. Durante algum tempo comentários falaram da maldição, de barulhos e sussurros nos corredores dos camarins.



O acidente e os comentários foram, provavelmente, a fonte de inspiração de Gaston Leroux para seu famoso livro “O Fantasma da Opera”.

A Garnier também está ligada ao mito da existência de um lago subterrâneo em Paris.

O solo desta região de Paris é muito úmido e, durante a sua construção, para canalizar a umidade e evitar infiltrações uma enorme “piscina” foi construida debaixo do palco da Ópera. Até hoje técnicos fazem uma vistoria, de barco, das estruturas deste reservatório. Peixes – carpas – residem neste endereço prestigioso e são bem alimentados pelos funcionários que aí trabalham. Eles são a prova que a qualidade da água é boa.



Quando entrar na Garnier deixe sua imaginação vagar entre acidentes mortais, fantasmas e peixes termômetros da qualidade da água do lago que se encontra debaixo da sua cadeira.

Fonte: http://www.conexaoparis.com.br/page/2/

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: