domingo, 27 de janeiro de 2013

Caixa faz guia de 'bons modos' para brasileiros nos EUA. Socorro!




Manter as roupas limpas e arrumadas -os sapatos, idem-, manter 33 centímetros de distância sempre que conversar com um norte-americano e ter boas maneiras à mesa. É isso (e muito mais) que a Caixa Econômica Federal recomenda aos brasileiros que viajam aos EUA.

A página do banco na internet disponibilizou aos clientes um manual sobre como se comportar nos EUA.

Quem procurou informações sobre como remeter dinheiro do exterior para o Brasil se deparou com as regras de "comportamento e etiqueta".

São várias as dicas: desde como cumprimentar e conversar com americanos a como se vestir adequadamente.



No restaurante, por exemplo, diz o manual: "Para alcançar um prato que está distante, peça educadamente para alguém mais próximo dele trazê-lo até você".

Em outro trecho, a cartilha explica: "Nos EUA, procure ficar a uma distância mínima de 33 centímetros (a distância aproximada de um braço esticado) quando conversar com outras pessoas".

A Caixa disse que o manual foi elaborado "com objetivo de apoiar a comunidade brasileira no exterior" e que as orientações "foram elaboradas com base em recomendações de sites especializados".



O banco diz ainda que a decisão foi de sua área internacional, que elaborou as dicas há oito anos, quando o processo de internacionalização do banco foi iniciado.

O banco também disponibiliza em seu site internacional dados sobre o Japão e Portugal -sem guia de etiqueta.

Em 2010, o Itamaraty também fez uma cartilha com dicas para brasileiros não serem barrados na Europa.




- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: